Você sabe o que fazer após atingir a IF?

Vi um artigo de um jovem que se aposentou aos 34 anos, ele atingiu a IF nesta idade e ficou por um tempo sem saber o que fazer, já que não precisava mais ter a rotina diária de trabalhar 8h por dia e podia se dedicar a outras coisas.

Ele disse: "Estar satisfeito com o que se tem já é ótimo, mas você ainda precisa de algo para te motivar. Do contrário, o que te fará levantar da cama todos os dias? Especialmente quando essa cama é muito mais confortável?".

Lendo o relato dele comecei a pensar em 3 coisas:
  • Quanto de dinheiro acumulado e de renda passiva preciso ter para ter a tranquilidade financeira, não só atingir a IF
  • Que eu não fazia a menor ideia de com quantos anos quero atingir a IF, só sei que quero isso relativamente logo (bem antes dos 50 anos)
  • Que eu não fazia a menor ideia do que fazer após atingir a IF, só sei que não quero trabalhar 8 a 11h por dia igual hoje, mas também não quero ficar a toa o dia todo
Pro primeiro pensamento penso em algo em torno de 1,5 a 2 milhões e ter uma renda mensal entre 3 e 5k, considerando a inflação, é claro.

Pro segundo pensamento começo a traçar uma data em minha cabeça, é claro que não sabemos nosso futuro e tudo pode acontecer, mas pensando no hoje, em começar a investir pra valer agora, com 28 anos (antes tarde do que nunca né) se eu for bem agressivo tanto nos aportes (acima de 3k a partir de 2018) quanto nos tipos de investimento (focar boa parte em renda variável e conseguir um rendimento de 1% ao mês, sei que essa é hard de conseguir) acredito que em 12 anos, ou seja, aos 40 anos em 2029 eu consiga ao menos atingir o primeiro milhão, possivelmente passar deste valor.

Conta burra só pra ter noção do valor, sem contar IR e inflação

O simulador da imagem acima pode ser encontrado neste link, para quem gosta de fazer estes cálculos. Notem a beleza dos juros compostos trabalhando ao nosso favor em períodos maiores.

Minha ideia é antes disso atingir a semi-IF, conseguindo assim uma renda passiva que me pague as despesas mensais e que eu complemente essa renda trabalhando menos horas por dia, 6 ou 4h.

Sobre o terceiro pensamento, sinceramente não sei o que fazer após a IF, diferente de 99% da população nunca fui de viajar muito, meu jeito caseiro de ser sempre me fez acostumar com a vida simples no interior, o que não quer dizer que nunca irei querer viajar, mas não é algo que penso como "prioridade" após atingir a IF.

Penso em cuidar da minha saúde, ler mais livros não técnicos, jogar mais videogame (era gamer assíduo e praticamente larguei os jogos depois que voltei a trabalhar 8 a 11h por dia), sair mais, conhecer mais pessoas novas e mantenho a ideia de empreender desde já e ter uma renda extra destes empreendimentos no futuro, mais como forma de agregar valor a sociedade do que gerar renda extra (isso depois da IF né, agora como prioridade seria bom uma renda extra pra aumentar meus aportes).

E você, já tem ideia do que pensa em fazer após atingir a IF? Leia o artigo completo aqui.


Abraço.

Comentários

  1. Olá IP!

    Sou bem parecido com você! Gamer, não tão assíduo, mas gamer heheh (ontem comecei a jogar Bioshock Infinite - que jogo!) Também não sou muito de viajar, mas pretendo ser mais.

    Um dos hobbies é carro, pretendo dar uma atenção a eles. Também gosto muito de música, apesar de estar bem parado, pretendo voltar a tocar guitarra.

    Livros estou adicionando agora... Mas, é um assunto para se dedicar um tempo em reflexão. Acho que até farei um post a respeito


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário II.

      Cara, Bioshock Infinite é foda! Tu vai curtir muito, principalmente se jogou Bioshock 1 ou ao menos se conhece a série, jogaço, gostei tanto que recomprei no passado os 3 jogos pra nova geração (Xbox One), mas adivinha: nem joguei, mas pretendo.

      Cara, pra ser bem sincero carro pra mim sempre foi aquela parada que nunca me motivou, nunca me deu aquela vontade de ter um, mas o que tenho é uma imensa curiosidade de dirigir um pra ver se gosto, mas nem tanto por isso e mais por pensar em emergências (moro com os pais e eles já estão chegando na casa dos 60) pretendo comprar um seminovo futuramente, de até uns 10, 12k pra não gastar muito com isso também, só mesmo pra ter um meio de transporte em caso de emergência e sair aos finais de semana.

      Sobre livros gosto muito de fantasia, então tenho muitas séries de livros que tenho e pretendo ter também e está no backlog pra ler, como The Witcher, Game of Thrones, Senhor dos Aneis, etc.

      Abraço e volte sempre!

      Excluir
    2. Eu dei final no Bioshock 1 e 2. Já curti muito os dois, o Infinite estou adorando. Dias atrás zerei o Batman Arkham Knight outro jogo foda. Alias a série Batman é foda. Só não joguei o Origins...

      Tenho alguns jogos que comprei a um tempao (caso do Infinite) e que não joguei ainda. Como Shadow of Mordor, Fallout 4, Company of heroes e mais um monte rs

      Livros pretendo ler Game of Thrones, e Senhor dos anéis. Talvez Harry Potter, talvez...

      Excluir
    3. Legal, vc é nerd igual eu kk, tenho todos estes aí, já fechei Fallout 4, Shadow of Mordor 2x (a edição comum com dlcs e a edição GOTY), tenho todos os Batmans mas não joguei ainda o da nova geração..

      Abraço.

      Excluir
  2. Fala Investidor Programador, beleza? Eu li esse artigo também, o artigo é sobre o MadFientist, ele é bastante conhecido na blogosfera de finanças internacionalmente. Fico feliz quando vejo esse pessoal que conseguiu sair da corrida dos ratos, porque da mais motivação pra nós que buscamos fazer a mesma coisa.

    O padrão que esse pessoal que aposenta muito cedo geralmente é trabalhar muito e investir desde o início da carreira até por volta dos 35, criar uma segunda renda (geralmente através dos próprios blogs), e depois viver com um pouco da segunda renda e a taxa de retirada anual. Uma estratégia muito boa ao meu ver, rs.

    Também criei um blog bem recentemente e também estou em busca da IF, agradeço se puder dar uma força colocando meu blog na sua lista de blogs, vou adicionar o seu lá no meu!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Jovem, beleza? Obrigado pelo comentário.

      Cara, legal essa estratégia, também acho boa, mas infelizmente comecei "tarde" pra fazer isso, agora com 28 anos, na verdade nem comecei ainda, mas pretendo começar a acumular em breve.

      Como terei aportes relativamente altos (planejo pelo menos 3k por mês) e um foco grande na renda variável, acredito não levar tanto tempo pra atingir a IF, mas ainda sim provavelmente mais que 7 anos (o que me separa dos 35), mas fazer o quê... a 5 anos atrás eu já estudava investimentos mas só fiz burrada, faz parte.

      Irei adicionar seu blog a lista aqui e comentar lá, continue focado na IF, todos em busca do mesmo objetivo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Coincidentemente também li esse artigo xD
    Achei válido você refletir bem oq fazer apos a IF.

    ResponderExcluir

Postar um comentário