Ideia de aplicativo mobile para investidores iniciantes

Olá pessoal, dei uma sumida da blogosfera mas não foi porque "desisti" nem nada do tipo, apenas dei uma pausa enquanto me dedicava a outras coisas, como jogar mais que estava precisando kk e também precisei fazer horas extras, área de TI é isso aí...

Nesse tempo ainda continuei estudando e lendo notícias diárias sobre investimentos variados na medida do possível, como ainda estou com o orçamento um pouco apertado pois estou quitando dívidas atrasadas pretendo iniciar ao menos a reserva de emergência este mês mas começar a investir "pra valer" a partir de Janeiro de 2018, mantendo aquela média de aportes entre 3 e 3.5k por mês que comentei em posts passados, espero que até mais dependendo de alguns fatores, mas não vim falar disso hoje.


Ultimamente venho com muitas ideias, louco pra tirar do papel a vontade e começar a empreender de fato e portanto estou com a seguinte ideia, vou listar aqui o esboço da ideia e pedir o feedback porque certamente várias cabeças pensam melhor que apenas uma:

  • Aplicativo de sugestão de investimento, tendo um pouco daquele Yubb (app para consultar investimentos) mas com sugestões personalizadas baseadas no perfil de investidor do usuário;
  • Tela para que o usuário informe seu perfil ou se não souber faça um teste para medir se ele é conservador, moderado ou agressivo (pensei em definir 5 níveis de risco também, igual aqueles rôbos de investimento e/ou corretoras fazem nos testes);
  • Cálculo de aposentadoria/metas: baseado em um valor específico (R$ 500.000,00 por exemplo) que o usuário definir e baseado no perfil dele o aplicativo irá listar quais investimentos são os melhores para que ele atinga esse objetivo e listar quantos anos serão necessários aportando X reais por mês (onde X será o valor definido baseado na configuração feita pelo usuário definindo a capacidade de aporte mensal);
  • Comparativo de corretoras com os custos para o usuário saber antes de investir onde é melhor investir, para evitar gastos desnecessários antes mesmo de começar a investir (um Buscapé/OLX de corretoras, bem porcamente falando, já que serão sugestões, não quero vender nem me vincular a corretora alguma, apenas auxiliar o usuário a escolher a melhor pra ele);
  • Sugestões diárias/semanais/mensais de investimentos, baseadas na configuração definida pelo usuário;
  • Cálculo de renda passiva, baseado em aplicações de renda variável como FIIs e ações, mas que futuramente também pode incluir aplicações de renda fixa como LCI e TD com juros semestrais.

Então, o que acharam? Pra mim o objetivo principal desse app, por incrível que pareça não é lucrar de fato, mas aprender a tecnologia pra agregar valor ao meu currículo e também aprender todo o processo de publicar um app na Google Play, acho que já passou da hora de eu como programador ter aprendido isso.

Logicamente que ficarei feliz se conseguir lucrar com isso mas não é o objetivo inicial, tanto que farei ele free e no máximo com aquelas propagandas padrões de aplicativos mobile que ficam no rodapé.

Analisando friamente pelo número de funcionalidades que listei talvez até compense fazer uma versão Free com menos funcionalidades e uma Premium, completa, mas é algo a se pensar até lá.

Ainda tenho muito a pesquisar: como obter as taxas dos investimentos de forma automática (não quero nem pretendo fazer isso manualmente, imagina atualizar todo dia a taxa do Tesouro Direto? inviável), como fazer um aplicativo que faça tudo isso e seja leve, como passar por certos obstáculos técnicos que não convém escrever aqui pra não deixar o post gigante, etc.

Abraço.

Comentários

  1. Se eu soubesse programar, acho que passaria boa parte do meu tempo lançando apps. Basta uma app se tornar popular para você ganhar bastante dinheiro.
    Acho bem válida a ideia de uma app como a que você sugeriu. Vai ser difícil montar o código para apresentar as sugestões, se realmente for varrer o mercado atrás de todas as possibilidade. Mas o potencial é bom. Vai em frente! Mesmo se não der certo, tem o aprendizado, como você disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato FC, eu tenho uma preguiça em partes mas deveria fazer isso, viver fazendo apps e ir publicando no Google Play, eventualmente algum poderia tomar proporções gigantescas e até quem sabe ser comprado por uma empresa gigante? Foi assim com Instagram e Whatsapp, pra ficar só em 2 exemplos.

      A parte do código vai ser bem complicado mesmo, acredito ser o maior desafio, obter os dados e montar algoritmos inteligentes para sugerir os melhores investimentos.

      Exato, mesmo que não dê em nada pelo menos aprendi a desenvolver apps pra celular e publicar no Play, isso vai dar um mega UP no meu currículo e me abrir portas futuras.

      Obrigado pela força, vou postando novidades ao longo do tempo, abraço.

      Excluir
  2. E ai Programador!

    Cara, eu acho que já existe um aplicativo com ideia semelhante, chama-se "Vérios". Eu nunca utilizei mas ouvi uma entrevista dos fundadores no podcast do Dinheirama.

    Pelo que entendi a ideia é fazer esse mapeamento do perfil do investidor e logo após isso o investidor apenas faz os aportes "no aplicativo" (não sei como isso funciona) e o próprio app investe automaticamente para a pessoa (em ações BR, ações EUA, e títulos públicos).

    Depois dá uma pesquisada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SM, esse Vérios assim como tantos outros como Oi Warren, Magnetis, Monetis, etc são chamados de robôs de investimento, até comentei sobre eles no artigo rapidamente. O que eles fazem são pegar o seu dinheiro e aplicar por você, isso não quero fazer, eu quero SUGERIR investimentos pro usuário, e até ensinar como ele pode aplicar, caso não saiba, mas não quero ficar com o dinheiro dele não, exigiria um nível muito maior e mais complexo de entendimento que invibializaria o app de ser lançado esse ano (meu objetivo mas acho difícil).

      Quero fazer um meio termo entre apps de consulta de investimentos e apps com robôs de investimento, entende? Não vejo concorrentes fortes disso então acho que aí tem uma possível demanda não atendida, quem sabe meu app venha a suprir?

      Abraço.

      Excluir
  3. Ótima ideia, seria legal vc mostrar como esta o desenvolvimento dele aqui no blog pra ir pegando sugestões e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SE, a ideia é exatamente essa, publicar aqui todo o andamento deste projeto, ainda nem comecei ele, estou na fase da ideia mesmo e de adquirir conhecimento técnico, já que irei fazer em uma linguagem que nunca programei antes e é completamente nova pra mim, então o desafio será em dobro.

      Mas a ideia é compartilhar o máximo possível aqui e inclusive quando publicar divulgar o link, pra manter meu anonimato irei vincular o e-mail desta conta no aplicativo então sem problemas quanto a divulgá-lo, é até bom porque outros blogueiros podem testar e dar o feedback.

      Abraço.

      Excluir
  4. Opa, quais linguagens e frameworks vc pretende usar? O que tem usado hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, blz? Te respondi no post anterior, estou trabalhando com C#, mas para esse app pretendo aprender e usar o React Native, framework criado pelo Facebook para desenvolvimento usando muito Javascript e EJS.

      Abraço.

      Excluir

Postar um comentário