Planejamento de Diversificação da Carteira - 2018 (Agora vai)

Olá pessoal, novamente começo um post de diversificação de carteira, comparando com meu post anterior até que não desviei tanto assim, a diferença é que comecei mais arriscado do que o planejado, já entrando direto em ações e FIIs sem montar meu colchão de segurança completamente, explico o porque abaixo.

A Bolsa de Valores não é uma roleta

Como ainda moro com os pais, mesmo já me aproximando dos 29 anos (não vejo muito porque sair daqui ainda) tenho gastos bem baixos, mais baixos que os do ano passado, já que tinha algumas dívidas com cartão que foram quase que totalmente eliminadas, só tenho um último parcelamento de 280 reais por mês que devo terminar em Setembro (tentei quitar tudo mas o Banco não aceita, nunca vi isso), em resumo se perdesse o emprego hoje teria entre 1.000 e 1.200 reais de despesas.

Sei que mesmo assim é essencial ter um colchão de segurança, já tenho 500 reais na conta jurídica que pretendo juntar com mais 500 reais e no dia 15 que é quando recebo o pagamento transferir para o Tesouro Selic e assim já garantir pelo menos 1 mês de gastos.

Outra coisa que me deixa muito tranquilo e me faz querer me arriscar indo direto pra RV é que a área que trabalho de TI está muito aquecida. Desde o final de 2017, recebo vagas de emprego toda semana, quase todos os dias pra ser honesto, esse é um motivo pelo qual também estou escolhendo a dedo e com calma minha mudança de emprego, para outro que não só pague melhor mas que me ajude a evoluir ainda mais na carreira.

Então levando tudo isso em conta, minha diversificação de carteira ficará assim até Dezembro deste ano:
  • 25% em Renda Fixa até acumular R$ 9.000,00 no aporte de Dezembro (terei feito um colchão que dure por volta de 7 meses de gastos pessoais), investido no Tesouro SELIC;
  • 75% em Renda Variável, aqui que fica interessante sendo distribuídos como 70% em ações pagadoras de dividendos, focando na análise fundamentalista usando Buy & Hold e 30% em Fundos de Investimento Imobiliários, os tão falados FIIs;
  • Além disso como plus eventualmente o que passar de determinado valor a aportar (por exemplo se vou aportar 4000 em RV mas tenho disponível 4500) irei ir guardando para investir em empréstimo para empresas (P2P Lending), mas isso irei bem com calma, porque é bem arriscado mas em compensação o retorno ultrapassa os 20% ao ano.
Sobre RF não tem nada de especial, é o meu colchão de segurança, sobre RV pretendo ter por volta de 8 a 12 ações, sendo a grande maioria focando nos dividendos e umas 2 pensando em comprar no preço baixo, lucrar por um tempo e vendê-la depois, ainda vou analisar se esta abordagem de comprar e vender será interessante ou não, meu foco maior é ir comprando ações seja na alta ou na baixa, focando em empresas sólidas e lucrativas. Além das ações quero ter de 5 a 10 FIIs para focar nos rendimentos mensais e reaplicá-los mês a mês, montando assim a renda passiva para o futuro.

Minha meta de patrimônio para até 31/12 deste ano é de chegar aos 40.000,00. Sei que será bem difícil, já que só fui começar mesmo mês passado e ainda estou abaixo dos 3k. Como pretendo aportar cada vez mais, chegando a 5000 por mês no segundo semestre é capaz que consiga bater esta meta, vamos ver.

Em futuros artigos vou fazer o básico que aprendi de análise fundamentalista das ações já compradas e das que irei comprar, além de analisar alguns FIIs também. Toda e qualquer sugestão ou correção será muito válida e útil.

Se tiverem sugestões de como melhorar essa carteira pensando neste foco meu de 25/75 em RF/RV agradeço.

Abraços e rumo a liberdade financeira!

Comentários

  1. Bom planejamento, estou seguindo basicamente essa linha, só que vou tentar ir alocando 1/3 em renda fixa principalmente nos titulos de longo prazo, 1/3 em ações e 1/3 em Fiis. e dependendo de como estiverem se desenvolvendo entre eles vou puxando mais pra um ou outro lado!

    Boa sorte na Jornada IP, vou adicionar ou Roll. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aprendiz, me desculpe esqueci de responder seu comentário antes...

      Boa alocação a sua, estou pra mudar a minha (de novo), vou explicar no post de fechamento mensal logo logo.

      Vou adicionar seu blog no roll também, abraço!

      Excluir

Postar um comentário